Localizado no centro de Santa Cruz do Sul, na esquina das ruas Borges de Medeiros e Tenente Coronel Brito, atrás da Praça da Bandeira, o prédio do antigo Fórum, como é conhecido, é uma construção imponente, de dois andares, inaugurada em 1903, com linhas neoclássicas, caracterizado por formas arquitetônicas que remetem ao período clássico da Grécia e Roma antiga. O projeto e a execução da construção foram realizados pelo arquiteto santacruzense Heinrich Schütz, com o objetivo de criar um amplo edifício para abrigar o colégio distrital de Santa Cruz.
Em 1952, o prédio foi adquirido pelo Estado do Rio Grande do Sul e passou a ser utilizado como Fórum da cidade. Em 1998, após o tombamento, o IPHAE (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado) autorizou a permuta entre o Judiciário e a Prefeitura. A Prefeitura cederia um terreno de sua propriedade para a construção do novo Fórum e se tornaria a proprietária do prédio tombado.
Após a restauração do local em 2003, a Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão foi instalada no edifício, onde permaneceu até 2019. A última utilização do prédio histórico foi em 2019, quando abrigou a Central do Mapa da Cidade.
O plano futuro para o edifício é sua transformação em Arquivo Histórico Municipal.
Para garantir a sua preservação e evitar danos causados pelo tempo, o prédio passa por intervenções pontuais quando necessário, já que está fechado ao público.
#filmaemsantacruz