Localizado no centro de Santa Cruz do Sul, na Rua Ernesto Alves, 817, junto à Praça Siegfried Heuser, o Centro Cultural Jornalista Francisco José Frantz é uma homenagem ao fundador do jornal Gazeta do Sul. O centro cultural está situado no imponente prédio da antiga Estação Ferroviária, uma construção que remonta a 1905.
Nessa histórica inauguração, o presidente da Província do Rio Grande do Sul, Augusto Borges de Medeiros, prestigiou a cerimônia ao assinar o decreto que concedeu a Santa Cruz a condição de cidade, deixando para trás sua antiga condição de vila.
Após a desativação do ramal ferroviário entre Rio Pardo e Santa Cruz em 1965, o prédio da estação também ficou sem uso. Documentos apontam que a estação ficou abandonada por um tempo, correndo risco de ser demolida. A comunidade se uniu, ciente da importância desse ponto para a história da cidade, e mobilizou-se para preservar a memória. Em 1978, o Conselho Municipal de Cultura deu início a uma campanha com esse objetivo.
Quase uma década depois, o prédio foi destinado ao centro cultural que é conhecido hoje. A antiga estação passou por restauração com a orientação do atual Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional; em 1996, o prédio foi tombado pelo município.
Em 2015, uma locomotiva a vapor de 40 toneladas foi colocada no pátio da antiga estação, doada pelo Museu da Ulbra a pedido do então prefeito Telmo Kirst, contribuindo para a preservação da história do trem no município.
Atualmente, a administração municipal é responsável pela manutenção do centro, que é utilizado para a realização de oficinas ministradas pela Secretaria de Cultura e exposições artísticas.
#filmaemsantacruz