Tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Estado em 1991, esse local ressalta sua importância cultural e sua preservação.
Localizada no centro de Santa Cruz do Sul, na esquina das ruas Júlio de Castilhos e Marechal Floriano, 651, encontra-se a Casa das Artes Regina Simonis. Desde 1993, esse espaço abriga a Associação Pró-Cultura de Santa Cruz do Sul.
O edifício, uma antiga agência do Banco Pelotense inaugurado em 1922, possui um estilo eclético com elementos neoclássicos, e em 1995, em reconhecimento à primeira mulher artista santacruzense a obter o diploma de pintura no Instituto de Belas Artes, a sede da Associação recebeu o nome de “Casa das Artes Regina Simonis”.
Embora a autoria do projeto arquitetônico da casa seja um mistério, uma vez que as plantas da agência nunca foram encontradas, a construção em si é notável. Composta por uma imponente porta principal que se abre para a esquina, os dois pavimentos possuem um alto pé-direito, conferindo grandiosidade à fachada. O primeiro andar abriga a sala de exposição, que também utiliza o antigo cofre para exposições menores. Ao subir as escadas de mármore, é possível encontrar os cômodos que no passado serviram de residência para o gerente do banco.
Na fachada do prédio, encontra-se um conjunto de estátuas dispostas simetricamente sobre a sacada, conferindo um toque especial ao caráter histórico e artístico do edifício. Atualmente, o imóvel é propriedade do Estado.
#filmaemsantacruz