Localizada em área arborizada e privilegiada, no quarteirão central de Santa Cruz do Sul, formado pelas ruas Marechal Floriano, 7 de Setembro, Tenente Coronel Brito e Borges de Medeiros, a Praça da Bandeira preserva uma parte importante da história do município, como o prédio do Palacinho, Gruta da Coquinha e o Monumento da Independência.
PRÉDIO DO PALACINHO
O prédio conhecido como Palacinho, inaugurado em 1889, foi erguido em estilo neoclássico, lembrando as formas dos templos gregos. Em 1893, na Revolução Federalista, o prédio foi ocupado por forças revolucionárias e, atualmente, abriga o Gabinete da Prefeita e outros órgãos municipais.
GRUTA DA COQUINHA
A Gruta da Coquinha, inaugurada em 1915 em homenagem à primeira-dama da época, Maria Cândida Menezes Costa, conhecida carinhosamente como Coquinha, é construída em pedras preciosas. É uma combinação de gruta com água corrente que flui continuamente em uma piscina.
MONUMENTO DA INDEPENDÊNCIA
O Monumento da Independência em homenagem ao Centenário da Independência do Brasil, situado bem em frente ao Palacinho, expõe na parte inferior da edificação os bustos de D. Pedro I (Proclamador da Independência ), Gonçalves Ledo (defensor e lutador pela independência), José Bonifácio de Andrade e Silva (incentivador da independência ) e Joaquim José da Silva Xavier (Tiradentes, mártir da independência), enquanto na parte superior há a figura de uma mulher empunhando uma bandeira e uma tocha. A criação da obra é do artista italiano Giuseppe Gaudenzi.
A Praça da Bandeira, assim como o prédio do Palacinho, são tombados pelo Patrimônio Histórico do Município.
#filmaemsantacruz